Pular para o conteúdo principal

Curiosidades Sobre o bombardeiro B-2 Spirit

O bombardeiro B-2 Spirit, tambem conhecido como bombardeiro invisível, foi criado nos anos 70, com objetivo de substituir o já ultrapassado bombardeiro B-52. Eles precisavam de um avião que pudesse carregar bombas nucleares  até a União Soviética em poucas horas e que fosse praticamente invisível aos sensores inimigos.




O custo de cada aeronave é em média 2 bilhões de dólares, que inclui peças de reposição, equipamentos, adaptação, suporte de sofware entre outros.






O bombardeiro B-2 necessita de uma tripulação de apenas duas pessoas - um piloto e um comandante de missão que se senta em um posto de comando à dianteira do avião. Em comparação, o bombardeiro B-52 possui uma tripulação de cinco pessoas e o B-1B de quatro. 

A ideia original do B-2 é de que ele não necessitaria de nenhum avião suporte. Devido à sua capacidade de se "esconder" do radar, ele deveria ser capaz de penetrar no espaço aéreo inimigo sem suporte de fogo, fazendo o trabalho de dezenas de aviões. Na prática, o B-2 normalmente voa com alguma proteção de caças. O risco de perder uma aeronave tão cara é muito grande para enviá-la sozinha a uma zona de batalha.




Vinte B-2s são operados pela Força Aérea dos Estados Unidos. Embora originalmente concebido na década de 1980 para as operações de cenários da Guerra Fria, B-2s foram utilizados pela primeira vez em combate para lançar bombas sobre a Sérvia durante a Guerra do Kosovo em 1999, e viu o uso contínuo durante as guerras no Iraque e no Afeganistão. Uma aeronave foi perdida em 2008, quando o avião caiu logo após a decolagem, a tripulação removida com segurança.


Com 52.40m de envergadura, 21m de comprimento e 5 de altura ele pode carregar 22.680kg de bombas convencionais ou termonucleares;
Seu peso vazio é de 45.360kg e carregado, até 181.400 kg. Podendo chegar a 764km/h impulsionado por 4 motores turbofans da General Eletric F-118-GE-110, cada um dando 8.620 kg de empuxo ao avião.


No auge do programa, aproximadamente 13.000 pessoas foram empregadas em uma fábrica dedicada em Pico Rivera, Califórnia para a engenharia da aeronave e partes de sua fabricação. O B-2 foi exibido publicamente em 22 de Novembro de 1988, no Air Force Plant 42, Palmdale, Califórnia, onde foi montado. O primeiro vôo do B-2 do público foi em 17 de Julho 1989.


Cada B-2 requer um hangar climatizado grande o suficiente para a sua envergadura (52 m) para proteger a integridade operacional do seus materiais sofisticados e revestimentos. Os motores são instalados dentro da asa para diminuir o barulho e tambem para diminuir o calor expelido já que ele possui sistema que ameniza a temperatuda do ar que sai do motor afim de enitar ser seguido pos mísseis com com detector de infravermelho (calor).








Fonte: HowStuffWorks/Wikipedia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 coisas boas que os nazistas fizeram

E m primeiro lugar vamos deixar claro que este post não é para defender o nazismo, e nem falar dos coisas horriveis feitas, vamos apenas citar algumas coisa boas que existiu ou começou no nazismo. A internet está cheia de conteúdo, descrevendo o regime nazista como um ambiente de negatividade. Mas olhando por outro ponto, você vai descobrir que as coisas são incrivelmente diferentes nesse ponto de vista, e verá que o bem de um homem brilha eternamente, não importa o quão mal ele é. 10 Programas de bem-estar O regime do Nazista promoveu um conceito liberal purificada para melhorar o padrão de vida dos cidadãos alemães. A fim de estimular o espírito de camaradagem, integridade e felicidade, Adolf Hitler cria inúmeros programas e instituiu regras rígidas para os funcionários para levá-los de forma eterna. Foram concedidas viagens de férias, programas de emprego, campanha pública de saúde e outros serviços sem precedentes benéfica para reformar suas vidas. 9 Fortes valor

Incríveis fotos da fecundação ao nascimento

O fotógrafo Lennat Nilsson fez um incrível trabalho de capturar imagens raramente vistas sobre fertilização e embriões, durante 12 anos ele trabalhou nisso e com ajuda de câmeras e microscópios eletrônicos de varedura, obteve um excelente reslutado. (clique na imagem para ver em tamanho maior)   Dois espermatozóide tentando entrar no óvulo  O vencedor 

O enorme canhão alemão

Construído na Alemanha em em 1941 a pedido de Hitler  pela empresa Friedrich Krupp AG, esta arma gigantesca foi criada a fim de destruir as tropas na Linha Maginot ao longo da fronteira francesa.   Batizado de Gustav por causa do patriarca da família Krupp, Gustav Krupp von Bohlen um Halbach, o canhão Gustav pesava 1344 toneladas, tão pesado que mesmo acoplado a um vagão ferroviário, ele ainda precisava ser desmontado antes de se mover para não destruir os trilhos conforme passasse por cima deles. Esse monstro tinha 6 metros de altura e 43 metros de comprimento. Uma  equipe  de 500 homens, comandada por um Major-General, precisava que quase três dias inteiros (54 horas, para ser exato) para montar e preparar para atirar. Mas quando ele disparava, era melhor se segurar.