O bombardeiro B-2 Spirit, tambem conhecido como bombardeiro invisível, foi criado nos anos 70, com objetivo de substituir o já ultrapassado bombardeiro B-52. Eles precisavam de um avião que pudesse carregar bombas nucleares até a União Soviética em poucas horas e que fosse praticamente invisível aos sensores inimigos.
O custo de cada aeronave é em média 2 bilhões de dólares, que inclui peças de reposição, equipamentos, adaptação, suporte de sofware entre outros.
O bombardeiro B-2 necessita de uma tripulação de apenas duas pessoas - um piloto e um comandante de missão que se senta em um posto de comando à dianteira do avião. Em comparação, o bombardeiro B-52 possui uma tripulação de cinco pessoas e o B-1B de quatro.
A ideia original do B-2 é de que ele não necessitaria de nenhum avião suporte. Devido à sua capacidade de se "esconder" do radar, ele deveria ser capaz de penetrar no espaço aéreo inimigo sem suporte de fogo, fazendo o trabalho de dezenas de aviões. Na prática, o B-2 normalmente voa com alguma proteção de caças. O risco de perder uma aeronave tão cara é muito grande para enviá-la sozinha a uma zona de batalha.
Vinte B-2s são operados pela Força Aérea dos Estados Unidos. Embora originalmente concebido na década de 1980 para as operações de cenários da Guerra Fria, B-2s foram utilizados pela primeira vez em combate para lançar bombas sobre a Sérvia durante a Guerra do Kosovo em 1999, e viu o uso contínuo durante as guerras no Iraque e no Afeganistão. Uma aeronave foi perdida em 2008, quando o avião caiu logo após a decolagem, a tripulação removida com segurança.
Com 52.40m de envergadura, 21m de comprimento e 5 de altura ele pode carregar 22.680kg de bombas convencionais ou termonucleares;
Seu peso vazio é de 45.360kg e carregado, até 181.400 kg. Podendo chegar a 764km/h impulsionado por 4 motores turbofans da General Eletric F-118-GE-110, cada um dando 8.620 kg de empuxo ao avião.
No auge do programa, aproximadamente 13.000 pessoas foram empregadas em uma fábrica dedicada em Pico Rivera, Califórnia para a engenharia da aeronave e partes de sua fabricação. O B-2 foi exibido publicamente em 22 de Novembro de 1988, no Air Force Plant 42, Palmdale, Califórnia, onde foi montado. O primeiro vôo do B-2 do público foi em 17 de Julho 1989.
Cada B-2 requer um hangar climatizado grande o suficiente para a sua envergadura (52 m) para proteger a integridade operacional do seus materiais sofisticados e revestimentos. Os motores são instalados dentro da asa para diminuir o barulho e tambem para diminuir o calor expelido já que ele possui sistema que ameniza a temperatuda do ar que sai do motor afim de enitar ser seguido pos mísseis com com detector de infravermelho (calor).
Fonte: HowStuffWorks/Wikipedia
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